Skip to main content
forro_capa

Vamos dançar forró!

É uma mistura de vários ritmos brasileiros, principalmente do nordeste, que convida muita gente a se render ao molejo da música. O xote, o baião, o xaxado e a marcha (a tí­pica quadrilha, minha gente), todos podem ser dançados no forró, aliás, são forró! Não podemos esquecer também do queridinho forró universitário 😀

 

Como que dança?

 

O forró é dançado em pares. Pra começar, o passo básico é o com dois pra lá e dois pra cá.

 

 

Mas o jeito de dançar muda de um forró pro outro?

 

Muda! O forró nordestino costuma ter mais malí­cia e sensualidade. Os principais passos desse estilo são a levantada de perna e a testada (as testas do par se encontram). O jeito de dançar é mais coladinho e os parceiros costumam ter mais cumplicidade.

 

Já o forró universitário pode ser mais solto e tem algumas evoluções, com dois pra lá, dois pra cá, giro da dama, giro do cavalheiro e por aí­ vai.

 

Seja qual for, é uma delícia!

 

E se eu pisar no pé de alguém?

Relaxa! É errando que se aprende e o melhor de tudo é se divertir. Nessa hora, sempre alguém vai ser perder, pisar no pé do outro, mas o que vale é entrar na brincadeira. O melhor de tudo é se divertir e quem sabe você não vira um pé de valsa?!

 

 

E quem é o cantor?

Ahhh…tem muita gente boa nesse meio­.

Luiz Gonzaga e Dominguinhos são grandes sucessos do forró tradicional, que muita gente chama de forró pé de serra. Sabe o que embala a dança? A zabumba, o triângulo e a sanfona.

 

O forró universitário foi ganhando mais instrumentos, como o violão e contrabaixo, e mais gente, pois começaram a surgir bandas e trios. São destaque desse estilo Falamansa, Bicho-de-pé, etc.

 

Agora é escolher o que você mais gosta e som na caixa! …ou melhor, forró no pé!

 

 

Deu vontade, não deu?

Se você já começou a pensar como pode ser gostoso dançar esse ritmo leve e brasileiro, demorou pra vir pro Aguativa. Vai ter aula de forró pra colocar tudo isso em prática. É um jeito de deixar a festa do Arraiá com mais diversão!

Saiba mais: www.aguativa.com.br/corpuschristi

 

Deixe um comentário