Skip to main content
vacation-1284012_1280

Golfe: saiba tudo sobre o esporte

História do Golfe.

Apesar de a palavra golfe ter origem no vocabulário alemão com a palavra kolbe, que significa “taco”, surgiu oficialmente na Escócia, no final da primeira metade do século XVIII. As primeiras regras foram elaboradas em 1744, pela Companhia de Golfistas da cidade escocesa de Edimburgo, apesar de existirem pesquisadores que afirmam que o esporte já era praticado em terras escocesas desde o início do século XV, porém, sem regras oficiais.
Na segunda Olimpíadas da Era Moderna, no ano de 1900, o golfe entrou para o quadro de esportes olímpicos. Também esteve presente nas Olimpíadas de 1904, mas depois ficou mais de um século sem participar, retornando ao quadro somente nos Jogos Olímpicos de 2016.

Como funciona?

O golfe é um esporte realizado ao ar livre em que os jogadores têm como objetivo fazer com que a bola entre nos buracos de um campo de grandes proporções. Para isso, os jogadores podem utilizar cinco tipos diferentes de taco e devem dar o menor número possível de tacadas. Cada tipo de taco é apropriado para uma determinada situação. Os tacos de cabeça de madeira são frequentemente utilizados para tacadas em que é preciso usar mais força, chamadas de drive (tacadas de alta potência). Há um taco chamado de putter, que pode ter a cabeça formada por diversos tipos de materiais, como aço, bronze, grafite, alumínio, entre outros. Eles são usados para tacadas denominadas chip, que são tacadas curtas que exigem precisão, geralmente as mais próximas do buraco. A jogada mais extraordinária do esporte é chamada de hole in one, que é quando o golfista consegue acertar o buraco na primeira tacada, algo extremamente raro de acontecer.
Os buracos do campo de golfe são sinalizados com uma bandeira pequena presa num mastro, geralmente em formato triangular. Como os campos são muito extensos os jogadores podem se deslocar através de um carrinho elétrico durante as partidas.
Na primeira tacada de cada buraco a bola fica sobre um suporte plástico chamado de tee. As bolas de golfe costumam ser brancas e devem ser precisamente simétricas. Elas precisam pesar 45,93 gramas ou não mais que isso, e seu diâmetro não pode ser menor do que 42,67 milímetros. Elas possuem, em sua superfície, entre 250 e 500 alvéolos.

Benefícios do esporte.

Assim como todos os esportes, a prática do golfe traz muitos benefícios para a saúde de quem o pratica. Por proporcionar movimentos harmoniosos, suaves, contínuos e coordenados, o golfe auxilia no combate ao estresse, estimula a circulação e a oxigenação do sangue, aumenta a resistência física e reduz o colesterol ruim.

Pratique!

O golfe, além de ser uma prática cultural e um esporte que contribui para melhoras na saúde corporal, também é uma atividade que pode ser praticada com amigos, familiares e se tornar um programa de lazer em grupo e promover o bem-estar social.

Deixe um comentário