Skip to main content
data10303174

Como se desligar do trabalho durante a folga em 6 passos

A gente trabalha muito de segunda a sexta-feira, 7, 8, às vezes até 10 horas por dia. E, quando o fim de semana ou as férias batem em nossa porta, finalmente podemos comemorar: enfim o descanso (mais que) merecido chegou.

O problema é que, no mundo super conectado de hoje, tudo está a um simples clique de distância de nossos olhos. Assim, fica bem mais difícil a missão de abandonar tudo e simplesmente relaxar.

É por isso que fomos atrás de 6 passos sugeridos por psicólogos, terapeutas e especialistas em saúde mental, que nos mostraram como é possível conseguir descansar – além do corpo – a mente em nossos momentos fora do escritório. Confira.

1- Desligue-se do celular

O passo 1 primordial para você ter certeza de que vai descansar em sua folga é desligar-se do seu smartphone e qualquer outra tecnologia que possa te trazer preocupações do mundo lá fora. É claro que os aparelhinhos móveis são importantes para se comunicar e manter-se informado, mas a dica aqui é: use com moderação.

Lembre-se que a sua folga é um momento para deixar a mente aberta para novas possibilidades, sem as velhas amarras que te levam de volta à rotina. Evite checar o seu e-mail corporativo ou atender ligações do trabalho.

Ok, sabemos que nem sempre é possível simplesmente recusar uma ligação do escritório. Mas, para saber se colocar limites, reserve um período do seu dia para resolver essas tarefas. Essa é uma maneira de evitar que o seu momento de relaxamento seja interrompido.

2- Fuja da rotina

A folga é um período para testar novas possibilidades. Lembre-se que a felicidade é medida não pelo que você conquistou, mas pelo que você faz com o tempo que tem todos os dias. Por isso, mude a rotina durante a sua folga, procurando acordar em horários que nunca acordaria em sua agenda normal de trabalho.

Especialistas apontam que, ao mudar a sua rotina ao menos por alguns dias, a sua capacidade criativa é expandida e você pode ter novas formas de observar o andamento das coisas – inclusive em seu trabalho. Isso quer dizer que a folga pode ser um importante momento também para o seu negócio.

3- Programe a sua folga

Tente montar uma agenda com os eventos e lugares que deseja visitar durante a sua folga. A pré programação te ajuda a ter os compromissos marcados com antecedência e não precisar perder o tempo precioso do seu descanso decidindo o que fará no seu lazer.

Dica: Dá uma olhada em nossa sugestão de programação.

4- Relaxe a mente

Pratique técnicas que ajudem você a relaxar. Yoga e meditação podem colaborar para você relaxar a cabeça. Leia um livro novo, faça caminhadas ou passeios ao ar livre para inspirar a mente. Praticar alguma atividade física também é uma boa maneira de aproveitar melhor o seu momento de folga.

5- Explore novos sabores

Que novas gastronomias você tem vontade de experimentar? Procure provar novos sabores e descubra com a comida pode te ajudar a desfrutar de melhores momentos em sua folga!

6- Entre em contato com a natureza

Liberdade e bem-estar combinam com um bom passeio na natureza. Que tal aproveitar de bons momentos com as pessoas que você mais ama em uma paisagem natural? O sossego de uma paisagem verde é a inspiração que você precisa para aproveitar ao máximo a sua folga.

Deixe um comentário