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7 hábitos simples para sair da rotina e ter uma vida mais saudável

Com tanta correria no dia a dia é difícil conciliar um estilo de vida mais saudável com a rotina de trabalho e as obrigações, né? A gente sabe bem como é… Pensando nisso, o Aguativa Golf Resort, em parceria com a Academia Bem Mais, preparou um fim de semana cheio de atividades físicas.

Aula de suspenso, alongamentos, dança, jump e até um workshop de comidas saudáveis está incluído na programação, que vai do dia 29 de setembro a 1 de outubro. Confira a programação completa aqui.

E aí para você seguir na rotina saudável, a gente te ajuda com 7 dicas para dar um pause da rotina e um play na atividade física. Preste atenção e deixe para trás o sedentarismo!

1. Encontre tempo.

Ok, nós sabemos que encontrar tempo hoje em dia é uma tarefa complexa, mas não basta apenas estar disposto: é preciso separar um tempo na sua agenda. Crie um cronograma com atividades físicas de que você gosta, como andar de bicicleta ou caminhar.

2. Faça por prazer, não por obrigação.

Não há nada melhor que fazer algo de que gostamos, certo? Então, procure atividades que te satisfaçam. Dessa forma, você evita que a atividade física se torne maçante e chata.

3. Beba água.

Beba muita água todos os dias! Você sabia que cada indivíduo tem uma quantidade média diária de líquidos que deve ser ingerida por dia? Nós te ensinamos a calcular!

Multiplique 35ml de água pelo seu peso corporal. Por exemplo: Uma pessoa de 45kg deve tomar 1,5 litros de água (7-8 copos/dia) e uma pessoa de 80kg deve tomar 2,8 litros de água (14 copos/dia).

4. Passe longe dos ultraprocessados.

Os ultraprocessados são todos os alimentos que passam por um processo industrial com alta quantidade de sal, açúcar, gorduras, realçadores de sabor e texturizantes. São exemplos: as conservas de legumes, peixes, cereais, leguminosas, frutas em caldas, carnes salgadas, queijos, pães.

Sabe aquelas famosas bolachinhas, chocolates e salgadinhos? EVITE TODOS os ultraprocessados e com alta concentração de sódio e substâncias químicas que podem ser nocivas a nossa saúde a longo prazo!!!

5. Priorize as escadas!

Subir escadas é uma maneira de se manter ativo quando falta tempo para atividade física. Mas, fique atento! Se você sente algum desconforto nas articulações das pernas, fisioterapeutas recomendam que essa atividade seja evitada.

No início, o mais indicado é subir menos andares e ir aumentando a intensidade gradativamente. Subir degraus fortalece a musculatura, não tem grande impacto e aumenta o gasto calórico.

6. Dê mais valor às caminhadas.

Para uma pessoa que não pratica nenhum esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas.

O mercado fica na esquina? O serviço está a poucas quadras da sua casa? Por que não escolher ir a pé? Além de uma percepção completamente diferente sobre a cidade (no carro você está preso à visão do trânsito), andar a pé é uma maneira barata e prazerosa de se exercitar.

7. Alongue-se!

O alongamento é um exercício físico voltado para a flexibilidade dos músculos. Basicamente, alongar-se significa estirar boa parte das fibras musculares, trazendo uma amplitude maior nos movimentos, melhorando a qualidade das atividades físicas que você pratica.

Durante o trabalho, antes de dormir, ao acordar… Alongue-se! Essa é uma forma de manter a melhor performance dos seus músculos.

Não esqueça: o movimento faz parte da vida! Cuide do seu corpo!

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